CONTRATO

IEAv firma contrato de transferência do “Software Inspeção de PAPI usando ARP”

O contrato marca a primeira transferência oficial de tecnologia do IEAv, fortalecendo sua posição como protagonista na inovação e no desenvolvimento tecnológico nacional
Publicada em: 24/04/2025 11:21
Imprimir
Fonte: IEAV
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

     O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) assinou, em abril, um contrato de licenciamento e transferência de tecnologia com a empresa Araújo Santos Tecnologias Críticas (AST). O acordo tem como foco o software “Inspeção de PAPI (Precision Approach Path Indicator) usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP)”, originalmente desenvolvido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

A tecnologia representa um avanço significativo na inspeção de sistemas de auxílio à navegação aérea. Antes realizada exclusivamente com aeronaves tripuladas, a verificação do sistema PAPI agora pode ser feita com drones, o que garante maior eficiência e sustentabilidade. “Com esse software inovador, conseguimos realizar a inspeção periódica do PAPI com ARPs, reduzindo custos e, principalmente, as emissões de carbono, já que não utilizamos combustível fóssil”, explica o coordenador do projeto, Major Engenheiro Gabriel Dietzsch.

O contrato marca a primeira transferência oficial de tecnologia do IEAv, fortalecendo sua posição como protagonista na inovação e no desenvolvimento tecnológico nacional. A transferência de tecnologia no Brasil desempenha um papel estratégico no fortalecimento da indústria nacional, promovendo inovação, desenvolvimento econômico e autonomia tecnológica. Ao permitir que empresas locais adquiram conhecimento avançado, essa prática reduz a dependência de tecnologias estrangeiras e amplia a competitividade do país no mercado global.

Reconhecido como referência em pesquisa e desenvolvimento no setor aeroespacial, o IEAv já possui outras tecnologias em estágio avançado. Entre os projetos em destaque estão a transferência da tecnologia de giroscópio a fibra óptica e de acelerômetro opto-mecânico — voltada ao fortalecimento do setor de sensores de alta precisão — e o licenciamento do software “SPE – Sistema de Posicionamento Embarcável para a Tecnologia PITER”, que visa aprimorar a navegação aérea.

Essas ações reforçam o compromisso do IEAv com a inovação e o avanço tecnológico no Brasil, consolidando sua atuação como um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial nacional.

Fotos: Sargento Eduardo / ACSIEAV  e IEAv